sábado, 27 de junho de 2009

Aconteceu em Macaé - Hotel Comfort - 23 de Junho 09


Aconteceu em Macaé, no último dia 23, no Hotel Comfort o Encontro de Junho do ARH-Macaé.

Você não esteve lá??? Então fique sabendo o que rolou por lá!!!

Como acontece a mais de 2 anos, o ARH-Macaé vem promovendo enncontros entre os profissionais.
Desta vez, o tema central foi CLIMA ORGANIZACIONAL e nossa convidada foi Márcia Damascena, profissional com vasta experiência no tema.

Pequeno resumo profissional
Márcia Maria Nunes de Oliveira Damascena - Assistente Social
(Serviço Social - UFF Niterói -1994; Pós Graduação: Atendimento a Crianças e adolescentes Vítimas de Violência –LACRI-USP – 2000; Gestão com Pessoas - Universidade Corporativa Petrobras - IBMEC – 2009; Extensão: Atendimento à Família - PUC RJ 1999; Trabalha na Petrobras, como Assistente Social desde julho/2006, com experiências anteriores na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e no Hospital Municipal Souza Aguiar e no FENASE. Diversos cursos na área Gestão da Ambiência; Programa de Capacitação em Pesquisa de Ambiência; Cultura organizacional; Sistema de Monitoração da Ambiência; Aplicação de Dinâmicas de Grupo; Avaliação e Gestão do Estresse no Trabalho

Fabiana Santos começou o Encontro fazendo um resumo do que é o ARH-Macaé e agradecendo aos parceiros que vem dando um apoio enorme a esta idéia.
Nesse momento Sara Tanos Nogueira comentou a todos os novos projetos para o ARH-Macaé 2009, com a coordenação participativa e aberta a todos.
O grupo tem agora um e-mail centralizado para onde todas as pessoas poderão enviar seu cadastro, informações, pedidos, sugestões e até vagas no mercado, bem como as confirmações para os eventos mensais.

Novo e-mail
arhmacae@gmail.com

Ana Teresa aproveitou para informar a todos sobre os contatos e reuniões realizadas durante a feira, anunciada anteriormente neste BLOG, especialmente sobre a reunião com Sr. Alexandre dos Reis e sobre o BLOG lançado recentemente. Que mesmo no BLOG as pessoas podem participar ativamente através do seu cadastro e dos comentários em cada artigo lançado.

Marcia começou seu tema fazendo um breve resumo do CLIMA ORGANIZACIONAL no mundo e no Brasil.

"O que é clima organizacional?" -algumas abordagens atuais

= “O clima organizacional é a atmosfera resultante das expectativas e percepções que o funcionário tem de diferentes aspectos que influenciam seu desempenho, seu bem estar e sua satisfação no dia-a-dia de trabalho.” (BARÇANTE e CASTRO,1995, p.75)
= “O clima é o indicador do grau de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como políticas de RH, modelo de gestão, missão da empresa, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa”. (CODA apud LUZ, 2005, p.11)
= Entende-se por clima organizacional a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e influencia o comportamento dos mesmos, ou seja, é o ambiente interno em que convivem os membros da organização, estando relacionado com o seu grau de motivação e satisfação. É influenciado pelo conjunto de crenças e valores que regem as relações entre essas pessoas, determinando o que é “bom” ou “ruim” para elas e para a organização. Assim, o clima organizacional é favorável quando possibilita a satisfação das necessidades pessoais e profissionais, e desfavorável quando frustra essas necessidades. (TACHIZAWA, 2006)

Márcia continuou destacando a importância em diferenciar CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL.

Disse: "A Cultura Organizacional é um conjunto de normas, crenças, valores e mitos mais ou menos estável que define os padrões de comportamento esperado dos membros que a ela pertencem e são utilizados como modelos de comparação e julgamento, nortea o comportamento e o desempenho de seus membros.
Já o Clima Organizacional refere-se às representações compartilhadas das percepções dos empregados sobre o agir da organização. Por isso podem mudar ao longo do tempo. Os “momentos” porque passam as organizações face ao mercado, as crises estruturais, locais e mundiais, os processos, níveis de exigência, são fatores que podem alterar o clima organizacional e comprometer os resultados."


Destacou a importância e a seriedade de fazer-se uma pesquisa deCLIMA ORGANIZACIONA, numa empresa de 55 mil funcionários como na Petrobrás, onde trabalha e como isso é realizado.

Continua: "Há uma concordância teórica de que a pesquisa deve abordar:
-Entendimento da missão e visão;
-Crenças e valores (cultura);
-Liderança e gestão;
-Relações interpessoais;
-Salários e benefícios;
-Reconhecimento e recompensa.
Entretanto, a preocupação com a monitoração do clima organizacional provém dos impactos que este pode causar nas relações de trabalho, relações interpessoais, expectativas, nível de satisfação e de comprometimento do empregado e resultados das corporações."


Sobre os resultados de uma pesquisa , ela destaca:

"O resultado da pesquisa de clima é um importante instrumento estratégico para o planejamento eficaz das organizações, pois avalia a satisfação dos empregados com relação às práticas de gestão, por isso a importância outorgada ao papel do líder e dos pares na constituição do Clima.
Através da Pesquisa é possível identificarmos os pontos positivos e as necessidades de melhoria nas relações de trabalho, uma vez que exibe o grau de satisfação dos empregados em relação aos recursos, processos e práticas implementadas pela organização num determinado contexto, bem como insumos para o planejamento de políticas de carreiras, de benefícios, de gestão e de retenção de talentos."
O debate foi grande entre os profissionais, com questionamentos especialmente sobre a aplicabilidade das pesquisas e o quão preparadas estão (ou não) as empresas para o assuntos.


Sua frase de conclusão foi:
“O PESSIMISTA VÊ DIFICULDADE EM CADA OPORTUNIDADE; O OTIMISTA VÊ OPORTUNIDADE EM CADA DIFICULDADE. W. Churchill”




O ARH-Macaé agradece a Márcia pela colaboração valiosa e oferece o espaço a profissionais para exporem suas experiências.


Ana Teresa concluiu com a agenda 2009, que será lançada neste BLOG.

OBRIGADA A TODOS OS PRESENTES, especialmente a LEANDRO e DANIELE, do HOTEL COMFORT, que abriram as portas para receber-nos com tanto carinho e quallidade.





AGUARDEM - PRÓXIMO EVENTO ! 09 de Junho, quinta


- SARAU - RESILIÊNCIA EM TEMPOS DE CRISE, com Sr. Alexandre dos Reis, Diretor da FIRJAN

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