Na semana passada, o ARH-Macaé recebeu o convite da UFF-RDO para participar de um debate sobre o papel do psicólogo no mercado de Macaé hoje, especialmente atuando na área de Recursos Humanos e na Saúde. A presença do ARH-Macaé ajudou a ilustrar como uma rede social de profissionais pode ajudar no desenvolvimento da profissão.
Hoje (21mai, sexta), estiveram lá a convite da Professora Suzana Cruz Lima
Participaram:
Fernanda Cunha, Juliana Botteri, Rita Martins, psicólogas e Ana Teresa Vidal, gestora administrativa
As profissionais, atuantes na área de RH e participantes do ARH-Macaé, estiveram presentes falando sobre sua experiência. O convite foi atendido com satisfação pois o objetivo da professora Suzana é aproximar os alunos da realidade dos profissionais que atuam no mercado, especialmente psicólogos. Foto - da esq. para a direita - Suzana, Ana Teresa, Rita, Fernanda e Juliana.
O encontro foi numa das salas de aula da PURO, onde está instalada a UFF em Rio das Ostras, e o clima entre todos bastante informal e interativo.
Foi exposto a experiência de cada uma, a visão do mercado, as dificuldades na prática, a importância dos profissionais nas mudanças,as necessidades de vínculos dos profissionais com a realidade dos funcionários e como novos profissionais encontrarão o mercado dentro de alguns anos.
Juliana formada pela UFF em 2009, colocou a importância de estar inserida no mercado ainda durante os estudos, através de estágio, colocando em prática o que se vai aprendendo na sala de aula.
Fernanda, grávida de 7 meses, expôs as necessidades de bons profissionais no mercado. Disse que estamos ainda "apagando incêndios", recrutando rápido, sem muitos critérios, em massa, ou recrutando pela experiência,"roubando-se" profissionais de outras empresas, numa prática invasiva, oferecendo-se salários mais baixos dos que se ofereciam anos antes, mas que hoje as mudanças estão começando.
Juliana disse que onde trabalha consegue acompanhar os funcionários desde su contratação, seu desenvolvimento, seu treinamento, suas necessidades e que fica muito mais fácil ajudar, negociar, comunicar-se.
Rita ressaltou a importância da humanização do departamento de Recursos Humanos e de sua gestão nas mudanças que devem ocorrer. Comentou suas experiências nas empresas onde trabalhou e como o psicólogo pode atuar.
Ana Teresa disse que o mercado de contratações mudou bastante desde a crise mundial no final de 2008 e que desde lá as empresas, especialment de perfuração, crescem de forma rápida e espantosa, provocando um stress no mercado de profissionais de recrutamento.
Depois de cerca de uma hora, os alunos fizeram perguntas provocando um debate rido de informações. Ana Teresa perguntou se eles haviam gostado e um aluno disse - "vocês foram muito clara, práticas, sem áscaras"; outra coentou: " vocês nos contaram a realidade, nos assustaram, mas nos estimularam".
Todos foram convidados a participar do ARH-Nacaé através dos Encontros, gmail e blog.
Fernanda comentou que o grupo tem sido para todos uma oportunidade de ajuda, apoio e quebra de qualquer conflito ou preconceito - "todos se ajudam", disse "sem medo da concorrência".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião!