domingo, 7 de março de 2010

ACONTECEU EM MACAÉ - -Encontro de Fevereiro sob chuvarada

Amigos do Blog,
No dia 25de fevereiro, aconteceu o nosso Encontro Mensal.
O Tema sobre Neurociência Cognitiva e Educação Corporativa, por Humberto Santos, foi conduzido com muita firmeza e conhecimento.
Ele propos fazermos um exercício sobre aprendizado que nos fez perceber que a repetição faz com que movimentos simples, complicadíssimosno começo, podem ser facilmenteaprendidos.
Ana Teresa fez a abertura do evento as 19h10 com a chuva começando.
Ainteração entre todos e Humberto foi muito boa já que, segundo Humberto, aprendizado está diretamente relacionado com o RH.
Como bibliografia, Humberto Santos sugere:
Compreendendo o cérebro: rumo a uma nova ciência da aprendizagem /Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômicos (OCDE); tradução Eliana Rocha. – São Paulo : Editora Senac. São Paulo, 2003.

Dando seguimento, Humberto falou sobre a importância do aprendizado na formação de cidadãos e trabalhadores.
"Garantir a que as oportunidades educacionais oferecidas em escolas, universidades e outras instituições educacionais supram as necessidades de alunos, empregadores e comunidade como um todo", disse Humberto.

A Neurociência Cognitiva é a comunicação entre as ciências voltadas para o conhecimento:
- Neurologia; Psicologia; Educadores e Medicina;
A interdisciplinaridade e a Multicidiplicinaridade foram essa nova ciência.
Foram explicados os aprendizados Natural e Cultural e como se aprende cada um deles.
Referindo-se ao livro, Humberto diz:

Fatores que têm implicação no aprendizado:
1) Herança genética;
2) Formação do cérebro na infância;
3) Experiências: Sucesso leva a mais sucesso / Fracasso leva a mais fracasso.

“Em geral, a motivação é mais importante que a juventude para o sucesso da aprendizagem – embora a combinação dos dois seja imbatível”

O papel de educador do profissional de RH
- Cliente do processo educacional - Recebe profissionais educados pelos programas de educação pública; Corrige as deficiências dos processos educacionais.
Agente do processo educacional:
- No desenvolvimento de competências; na educação continuada.

Sucesso da aprendizagem dependerá de:
a) Muita auto-confiança;
b) Estar fortemente motivado a aprender;
c) Um ambiente: alto desafio / baixa ameaça.
d) Saber aprender
Fracasso está associado:
a) Falta de confiança e auto-estima;
b) Fraca motivação;
c) Falta de potencial
d) Falta de oportunidade
Humberto concluiu questionando:
---Como o cérebro funciona? Como as pessoas aprendem melhor? Que tipo de educação será melhor para elas?
---Caberá à ciência da aprendizagem oferecer uma resposta e confiável e
aplicável a cada uma dessas questões; e caberá aos profissionais da educação usar essas resposta para efetivamente contribuir com “alunos, empregadores e comunidade como um todo”

Mediante esse tema tão vasto e mportante para todos os profissionais, o Encontro foi concluido pela FIRJan, através deLueny e o convite feito para as OLIMPIADAS (já enviada a todos por e-mail e postada neste blog).
Agradecemos mais uma vez aos fotógrafo Ricardo Manna, sempre presente nos encontros e a NUTEC, em nome de Edson Sá, pelo local disponibilizado com tanto carinho.
A chuva espantou a todos as 21h, já com problemas de alagamentos na cidade. Mas todos chegaram bem.
Pelo esforço e pela dedicação de todos, nosso mais profundo agradecimento pela presença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!